Alimentos

Sardinhas

Tinha que iniciar esta nova rubrica com a bela da SARDINHA, já que estamos em Junho e este é o mês dos santos populares, e santos populares e sinonimo de sardinhas assadas.

O nome sardinha vem da Ilha da Sardenha (Itália) onde a pesca é a base de toda a cultura e onde a sardinha é o prato principal nas festas da Região. No Natal comem sardinhas ao invés do Bacalhau. Na Pascoa as crianças, ao invés de ovos, recebem sardinhas. A principal festa da Ilha é a festa da Santa Sardinha, a dança típica é a dança da sardinha e a arte marcial é a briga da sardinha (onde se usam sardinhas como espadas).

Mas vamos a sardinha no nosso querido Portugal. A sardinha assada na grelha é um dos nossos pratos tradicionais e é uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal.

Como disse no inicio a sardinha é a rainha dos santos populares, onde, verdade seja dita, a sardinha ta a preço de ouro de tão caras que ficam.

Cerca de 45% dos desembarques na lota de peixe em Portugal é de sardinha (cerca de 62000 toneladas por ano).

A nossa estrela de hoje é rica em muitos nutrientes o que o faz uma perola na nossa alimentação. Este peixe fornece 200 calorias por cada 100g. Rica em cálcio e ómega-3 é um peixe cheio de gorduras saudáveis. Alem disso e uma excelente fonte de Magnésio, Ferro, Fosforo, Potássio, e Vitaminas A, B e D.

Ajudam na diminuição do colesterol e triglicerídeos. Fazem bem aos olhos, pele e cabelo. Devido ao elevado teor de Cálcio e de Vitamina D ajudam a fortalecer os ossos, o que ajuda á inibição da osteoporose. A vitamina D, o ómega-3 e a coenzima Q10 ajudam também no combate ao cancro. Por último é uma excelente fonte de proteína, ajudando no desenvolvimento do músculo.

Depois de toda esta informação estão convencidos a comer sardinhas?

Experimente então assim:

– Tempere-as no dia anterior com sal grosso;

– Prepare o grelhador de brasas e coloque as sardinhas na grelha dupla e coloque nas brasas (sem chamas) deixando cozinhar em lume baixo;

– Asse também pimentos e sirva as sardinhas sobre uma boa fatia de pão;

“No S. João a sardinha pinga no pão”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s